h
Francisco Pereira Marinho & Irmãos, S.A.
.
  . História
.
  .  
 
....... . Identificação

 

A actividade empresa actualmente encontra-se distribuída por, um sector de Construção Civil e Obras Públicas situada em Lamego, uma Fábrica de Produtos de Betão na Granjinha – Moimenta da Beira, uma pedreira e Central de Betuminosos em Monteiras – Castro Daire e outra pedreira em Fontelo – Armamar, contando nos seus quadros permanentes com cerca de 150 colaboradores.

.
A sua actuação rege-se por normas de conduta com especial enfoque na satisfação dos seus clientes e colaboradores através do contínuo investimento em meios de produção mais eficientes que, com crescente respeito pela segurança e ambiente, garantem uma justa remuneração dos capitais investidos.

Sociedade por quotas constituída a 1978-04-27 em Lamego, no local onde ainda está sedeada, por quatro irmãos oriundos do concelho de Marco de Canaveses, José Pereira Marinho, Francisco Pereira Marinho, António Pereira Marinho e Benigno Augusto Pereira Marinho. O segundo, com 50% do capital social, assumiu desde logo a gerência e foi o grande impulsionador da empresa até aos dias de hoje.

A empresa iniciou a sua actividade como empreiteiro de obras públicas, aproveitando a experiência dos seus sócios fundadores nessa actividade, nomeadamente o sócio principal e gerente, Francisco Pereira Marinho, que já exercia anteriormente essa actividade em nome individual, contando na altura com cerca de 35 colaboradores.

.
Foi-se implantando gradualmente no mercado local das obras públicas, alargando a sua actividade a toda a região norte do distrito de Viseu e sul do distrito de Vila Real, que são ainda hoje as suas zonas prioritárias de actuação.
.

Mais tarde, a partir de 1992, os filhos do sócio-gerente fundador, António Jorge Aguiar Marinho, Francisco José Aguiar Marinho, Carlos Duarte Aguiar Marinho e Cláudia Alexandra Aguiar Marinho, adquiriram as quotas dos seus tios e a empresa iniciou uma nova fase, caracterizada por uma expansão dentro do sector das obras públicas mas também por um alargamento a outras actividades como sejam as entradas, primeiro, no sector da construção civil e depois, nas indústrias de extracção e transformação de pedra e de produção de artefactos de betão.

.
Paralelamente, a empresa deu origem ao aparecimento de outras sociedades, que fazem hoje parte do seu grupo económico, onde sobressaem actividades como a hotelaria e turismo, supermercados, parques de estacionamento e vinicultura.

Fazem parte do mesmo grupo (ETI - Empreendimentos Turísticos e Imobiliários) o Hotel Lamego, as Pedreiras de Monteiras e Fontelo, a Central de Betuminosos de Monteiras, a fábrica de produtos de Betão (Bloco Viga), e, por fim, a Quinta Branca, no Douro.

Da história desta empresa fazem parte várias distinções, nomeadamente a de melhor PME do sector da Construção Civil do ano 2004, da revista Exame.

São várias as referências na imprensa à FPMI-SA, nomeadamente no suplemento "100 MAIORES '2003" e "100 MAIORES '2004" do Jornal do Centro, ou no jornal Lamego Hoje (pode visualizar um dos artigos aqui), etc.

....... . História
....... . Organograma
....... . Objectivos
....... . Documentos
.
.
Currículo
.
Contactos
 
.  
.Empresa Certificada

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. .
© FPMI, S.A. | 2005 - Webdesign por João Pedro Correia
Para visualizar correctamente este website é necessário ter instalado o Flash Player.
Pode fazer o download gratuito aqui.